Direito digital: vale à pena investir nessa especialização?

Atualmente, as empresas estão em processo acelerado de transformação digital, em busca da melhoria da produtividade e na criação de novos modelos de negócios. Para isso, cresce a demanda por profissionais que tenham as competências necessárias à essa transformação. Sobretudo, no que diz respeito ao direito digital, com ênfase no marco regulatório e na gestão dos riscos.
A transformação digital no Brasil: oportunidades para o Direito Digital
Primeiramente, vamos destacar que transformação digital pode considerar como pilares fundamentais:
- os modelos de negócio (novas formas de operar e novos modelos econômicos),
- a conectividade (engajamento em tempo real),
- os processos de negócios (foco na experiência do cliente, automação e agilidade),
- as soluções analíticas (melhor tomada de decisão e cultura focada em dados) .
Assim, o nível de captura desses pilares quanto a estratégia, capacidades, organização e cultura caracterizam o nível de maturidade da transformação digital das empresas. De acordo com o estudo da McKinsey “Transformações digitais no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país“, aqui hágrandes gaps em relação a outros países. Principalmente, quando são analisadas as seguintes dimensões:
- Roadmap específico: Estratégia Digital e a Inteligência Analítica (somente 10% das empresas)
- Dados e analytics: Governança de Dados para suporte à decisão (somente 12% das empresas)
- Talentos: Competências para os negócios digitais (somente 8% das empresas)
- Mentalidade baseada em dados: (somente 13% das empresas)
Portanto, esse gap representa uma grande oportunidade no mercado para profissionais que buscarem conhecimentos imprescindíveis a esse processo. Por exemplo, no que diz respeito ao Direito Digital.
O profissional especializado em Direito Digital
De fato, é necessário aos novos executivos desenvolver competências e habilidades que suportem a melhoria da maturidade das empresas. Afinal, a trajetória da transformação dos negócios digitais é inevitável. Principalmente, há uma demanda específica por profissionais que atuem com ênfase no marco regulatório e na gestão dos riscos.
Assim, os novos líderes que queiram estar à frente dessas negociações, devem desenvolver competências para a gestão de projetos com aplicação da legislação nacional e internacional. Tanto para o desenvolvimento e inovação de novos produtos, quanto para serviços e modelos de negócios.
Além disso, o profissional especializado em Direito Digital pode atuar na propriedade intelectual, digitalização de negócios, privacidade de dados, marco civil da internet. Assim também, na perícia de dados e informação digitais e da segurança da informação em relação a confidencialidade, integridade e disponibilidade. Bem como na governança dos canais digitais.
Competências necessárias ao profissional de Direito Digital
Sem dúvida, o profissional de direito das diversas especializações da área serão diretamente impactados pela transformação digital. Sobretudo os que atuam nas empresas, nas áreas Legal, de governança, risco e compliance.
Mas, novas oportunidades surgirão em relação aos novos modelos de negócios digitais e serviços via plataforma. Portanto, é preciso estar preparado e desenvolver competências imprescindíveis ao novo contexto. Por exemplo:
- Habilidades para aplicação da legislação nacional e internacional de direito digital. Principalmente, para redução dos riscos nos negócios.;
- Conhecimentos para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de negócios digitais. A saber, de acordo com o marco legal do segmento de negócios selecionado;
- Técnicas baseadas no design thinking e startups legal techs;
- Habilidades para a condução de projetos para a perícia forense em segurança da informação, de acordo com as melhores práticas de mercado;
- Conhecimentos para implantação de projetos de contra inteligência, ciber-terrorismo, guerra digital e espionagem digital;
- Habilidades e conhecimentos para a gestão de equipes de direito digital, de acordo com os padrões e modelos de negócios digitais do mercado;
- Conhecimentos e habilidades para aplicação das tecnologias digitais emergentes nos negócios. Para isso, estando de acordo com o marco legal e as plataformas digitais líderes de negócios do mercado. Especialmente com ênfase em Big Data, IA, IoT e VR (realidade virtual / ampliada).
O conhecimento do Direito Digital é essencial para transformar desafios em oportunidades
De fato, as empresas precisam passar por uma transformação digital e rever o modelo de negócio para sobreviver no novo contexto dos negócios. Assim, em meio a esse cenário de mudanças significativas, o direito digital torna-se cada vez mais essencial para regulamentar as relações que se estabelecem no ambiente online.
Diante disso, as empresas precisam estar preparadas! Por isso, cresce a demanda por profissionais especializados em direito digital. Afinal, serão eles os protagonistas das mudanças e catalizadores das oportunidades trazidas pela transformação digital nas organizações.