Às vésperas da realização da Rio 92, um grupo de professores do Departamento de Administração da FEA-USP, liderados pelo Prof. Isak Kruglianskas, criaram uma disciplina na pós-graduação, focada na temática gestão da sustentabilidade corporativa. De fato, essa iniciativa se deu em sintonia com as preocupações crescentes em relação ao meio ambiente, que estavam acontecendo naquela época nos países desenvolvidos.
Assim, essa disciplina funcionou como uma semente. Afinal, a partir dela brotaram inúmeros trabalhos acadêmicos, bem como formação de professores e pesquisadores em todo Brasil. Na verdade, ao longo do tempo isso foi se multiplicando, e desde então esta comunidade não parou de crescer!
Então, em meados dos anos 90, surge o PROGESA FIA na FEAU-SP, formado por docentes, pesquisadores e alunos, com o grupo de pesquisa registrado no CNPq. Em seguida, o Programa é espelhado na FIA, e de forma integrada passa a promover inúmeras iniciativas envolvendo organizações privadas, públicas, da sociedade civil organizada e a academia. Não só em atividades de formação, mas também em pesquisa, consultoria e eventos.