Curso ESG: Riscos e Oportunidades

Home - , , - Curso ESG: Riscos e Oportunidades

Inscrições Abertas!

Carga Horária

50 Horas

Início da Próxima Turma

06/05/2024

Formatos

Presencial / Ao vivo, via Zoom

Aulas

Quartas e Quintas-feiras

Os desafios da sustentabilidade global – incluindo mudanças climáticas, esgotamento de recursos naturais, poluição descontrolada e aumento da desigualdade – estão afetando profundamente o mundo dos negócios. Sem dúvida, esse cenário traz novos riscos e oportunidades para as cadeias produtivas locais e globais. Por isso, o Curso ESG – Riscos e Oportunidades, mostra aos gestores as ferramentas necessárias para abordar e se beneficiar dessas mudanças.

Nesse contexto, a sigla ESG (Environmental, Social and Governance), cunhada em 2005 na conferência “Who Cares, Wins” do Global Compact em parceria com a Nações Unidas, introduziu novos conceitos e técnicas.

De fato, num mundo onde cresce o consumo consciente e onde são escolhidas as empresas sustentáveis e que respeitam o meio ambiente, as organizações e gestores precisam rever seus papéis e responsabilidades. Então há uma nova demanda por profissionais que tenham no repertório profundos conhecimentos de ESG, ou que consigam agregá-los com urgência.

Afinal, são esses profissionais que estarão aptos a desenvolver estratégias e implementar iniciativas voltadas para as Finanças Sustentáveis, como parte fundamental do desenvolvimento sustentável.

Compartilhando conhecimento com os especialistas do corpo docente da FIA, com o Curso ESG – Riscos e Oportunidades você estará mais apto para alavancar o sucesso de sua organização por meio de abordagens e iniciativas sustentáveis, como a integração de investimentos ambientais, sociais e de governança (ESG) e investimentos de impacto.

“Serão discutidos os impactos para as empresas e, por meio de exemplos reais e tangíveis, identificadas as melhores práticas para o retorno positivo e de longo prazo para a organização, clientes e sociedade.”

Para quem
é recomendado

  • Profissionais das mais diversas áreas de atuação interessados em explorar a implementação de finanças sustentáveis em diversos níveis
  • Executivos, empreendedores e gestores que atuam ou pretendem atuar no desenvolvimento de estratégias organizacionais voltadas para Finanças Sustentáveis;
  • Gerentes de diferentes áreas que interagem com atores do setor financeiro, profissionais que trabalham ou querem trabalhar em funções relacionadas a finanças;
  • Provedores de serviços financeiros, consultores, consultores e curadores de fundos de pensão;
  • Profissionais de bancos e seguradoras, investidores, legisladores e ONGs que trabalham com o setor financeiro, que busquem entender como as questões sociais e ambientais influenciam nas decisões de investimento;
  • Atores do setor público e indivíduos preocupados com a revisão da atual situação da economia global.
Curso em ESG

Ao dar continuidade ao Módulo I do Curso Negócios Sustentáveis na Prática, com o Curso ESG – Riscos e Oportunidades você terá neste curso uma visão mais profunda sobre as questões econômico-financeiras relacionadas com a sustentabilidade.

Objetivos:
o que o aluno alcança ao final do curso?

  • Compreender como o sistema econômico-financeiro atual é afetado pelas pressões sociais e ambientais que ele enfrenta;
  • Compreender os principais desafios e mecanismos para alavancar os fluxos financeiros rumo ao desenvolvimento sustentável;
  • Considerar os riscos e oportunidades para as organizações serem financeiramente sustentáveis;
  • Participar da gestão de projetos relacionados aos desafios financeiros para a sustentabilidade em diversas áreas;
  • Desenvolver novas perspectivas sobre como os bancos, investidores e seguradoras estão promovendo a transição do fluxo financeiro para modelos de negócios mais sustentáveis;
  • Propor a adoção de estratégias, práticas e iniciativas organizacionais, que considerem os aspectos ESG no relacionamento com instituições financeiras e com o mercado de capitais;
  • Ganhar conhecimento e autoconfiança para influenciar positivamente colegas e parceiros nas decisões rumo ao desenvolvimento sustentável, e assim criar um impacto de longo prazo tanto ambiental quanto financeiro.

Benefícios do Curso ESG - Riscos e Oportunidades

Certificado emitido pela FIA, instituição líder mundial em educação executiva

Professores especialistas com vasta experiência acadêmica e profissional

Aulas ao vivo, pela plataforma Zoom

Compreenda o papel crítico que o sistema econômico-financeiro deve desempenhar na criação de uma economia global sustentável.

Primeiro, com o Curso ESG – Riscos e Oportunidades você terá uma visão geral de como funciona atualmente o sistema econômico-financeiro, as pressões e tendências que o afetam e o fluxo de capital.

Depois, explore estratégias de integração ESG para a governança econômico-financeira sustentável, examine a relação entre risco e retorno e aprenda quais os principais atributos que garantem o sucesso das iniciativas ESG.

Informações de Contato

Coordenador

Prof. Isak Kruglianskas

Fundador, conselheiro e coordenador de programas e projetos na FIA, Coordenador do PROGESA FIA. Saiba mais

Depoimentos

Podemos realizar esse curso em sua Empresa

Oferecemos a modalidade In-Company para companhias que desejam levar o conhecimento e experiência FIA para grupos de colaboradores.

Conheça os Professores

Prof. Viviane Torinelli

Expert em finanças sustentáveis, com destaque para governança corporativa. Mais de 20 anos de experiência nos setores público e privado, incluindo áreas de ESG, gestão de riscos e compliance, auditoria interna e externa, M&A, due diligence e controladoria. Atuação no Brasil e no exterior. Doutora com a tese “Gestão de risco ambiental e climático: um framework para uma gestão resiliente das reservas internacionais pelos bancos centrais”, aprovada pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no âmbito do Programa de Pós-Graduação do Banco Central do Brasil (BCB), com passagem acadêmica pela Smith School of the Enterprise and the Environment (SSEE)- University of Oxford. Professora-convidada de Finanças Sustentáveis na FDC- Fundação Dom Cabral, na Fundação Instituto de Administração (FIA) e na Weesg. Palestrante para Finanças Sustentáveis na SSEE- University of Oxford. Cofundadora e membro da Aliança Brasileira para Finanças e Investimentos Sustentáveis (BRASFI). Co-Chair da GBSN for Sustainable Finance & ESG Investment Impact Community. Analista do Banco Central responsável pela inteligência transversal para a sustentabilidade, membro do comitê executivo do Lift 2023 e coordenadora do subgrupo ESG do GTI de tokenização de ativos, ligado à iniciativa do Real Digital.

Prof. Virginia Nicolau

Virginia é uma profissional experiente em sustentabilidade no setor financeiro. Trabalha há mais de 10 anos nessa indústria e já atuou em áreas de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Relações com Investidores (RI). É responsável pelo Reporte ESG na equipe de RI do Itaú Unibanco. É graduada em Psicologia pela UFMG, tem Mestrado e Doutorado pela ESPM, onde se aprofundou em finanças comportamentais e bem-estar financeiro.

Prof. Dr. Aron Belinky

Graduado em Administração Pública (EAESP/FGV), e Geografia (FFLCH/USP), Doutor em Administração de Empresas (EAESP/FGV). Especialista em sustentabilidade, responsabilidade social, consumo consciente e negócios e investimentos de impacto, é sócio diretor da empresa de consultoria ABC Associados. Foi responsável por processos nacionais e internacionais voltados à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável de 2012, a Rio+20. Atuou na criação da norma internacional de Responsabilidade Social, ISO 26000 e dirigiu as pesquisas sobre consumo consciente e responsabilidade social do Instituto Akatu (2003 a 2012).

Profa. Me. Luzia Hirata

Engenheira Química (Unicamp) e mestre em Finanças e Macroeconomia (Insper) com 20 anos na área de sustentabilidade. Atualmente é ESG Manager do Santander Asset Management, responsável pelas práticas ESG da gestora. É membro do Grupo Consultivo de Sustentabilidade da ANBIMA e do Conselho Deliberativo da AMEC.

Prof. Tomás Carmona

Formado em Administração de Empresas, com MBAs em Gestão de Negócios e Sustentabilidade. É membro de Conselhos e Comissões de diversas iniciativas do setor e da sociedade voltados para a temática socioambiental, com destaque para a participação como conselheiro do Principles for Sustainable Insurance (PSI) representando a América Latina. Desde 2015, trabalha com a agenda de integração no negócio e na cultura organizacional, das questões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG), liderando a Superintendência de Sustentabilidade do Grupo SulAmérica, e como Diretor Estatutário do Instituto SulAmérica. Já atuou como conselheiro para duas agências da ONU, a FAO e a UNESCO.

Quer saber mais sobre o Curso ESG - Riscos e Oportunidades?

Já passaram por nossos cursos
colaboradores de Empresas como

Por que ser um
Aluno PROGESA FIA

null

Professores
Conceituados

null

Eleita 3x a melhor escola de Negócios do país pela Revista Você S.A.

null

Atendimento Personalizado
por ALUNO

null

Fácil Acesso
à Coordenação

Quer receber mais informações
sobre o Curso de ESG?

Saiba quais os requisitos, investimento e formas de pagamento, dia e horário das aulas, além do programa completo do curso.

FIA: UMA DAS INSTITUIÇÕES MAIS BEM AVALIADAS EM
RANKINGS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO.