Master ESG e Gestão Estratégica da Sustentabilidade

Home - , , , - Master ESG e Gestão Estratégica da Sustentabilidade

Inscrições Abertas

Carga Horária

400 Horas

Início da Próxima Turma

15/08/2024

Formatos

Presencial / EAD Ao Vivo

Aulas

Quartas e quintas

Quer saber mais sobre o Master ESG e Gestão Estratégica da Sustentabilidade? Hoje já está evidente o papel sistêmico que a sustentabilidade tem nas empresas e organizações. Afinal, com base nesse conceito é que todas as atividades das organizações são desenvolvidas, de forma a atender ao tripé da sustentabilidade, ou seja, serem economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas.

A saber, é natural que a demanda por conhecimentos de ESG (Environmental, Social and corporate Governance) seja crescente. Então, para suprir essa necessidade, o Progesa oferece o Master ESG e Gestão Estratégica da Sustentabilidade.

Aliás, o chamado tripé da sustentabilidade ainda é recente no Brasil. Portanto, além de ter um grande potencial de crescimento, visto que muitas empresas têm aderido a ele rapidamente, significa uma grande oportunidade para os profissionais que queiram se especializar nessa área.

Afinal, em um mundo onde o consumo consciente é uma realidade, as empresas são cada vez mais cobradas por investidores, colaboradores, consumidores e sociedade a se adequarem aos pilares ambientais, sociais e de governança. Por isso, o tema ESG torna-se vital para que as empresas obtenham um diferencial competitivo no mercado.

Diante disso, é preciso profissionais com profundos conhecimentos sobre ESG, que saibam implementar as melhores práticas nas organizações. Portanto, este curso tem o objetivo de oferecer aos alunos a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre os pilares ambientais, sociais e de governança nas corporações que buscam se destacar no mercado.

Inovabilidade

Construímos pontes entre a sustentabilidade e o mundo dos negócios, capacitando os gestores com uma ampla gama de talentos e equipando-os com as habilidades e conhecimentos para repensar, inovar e moldar negócios e organizações sustentáveis no século XXI.

Ao longo dos últimos 30 anos o PROGESA consolidou-se como pioneiro no conceito de inovabilidade, integrando a inovação e a sustentabilidade em seus programas educacionais e de consultoria. Hoje, já são milhares de executivos certificados, que lideram importantes empresas no setor público, privado e terceiro setor.

Para quem é recomendado o Master ESG e Gestão Estratégica da Sustentabilidade

Sendo assim, o Master ESG e Gestão Estratégica da Sustentabilidade é especialmente voltado para:

  • Profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, com experiência em setores diversos, que queiram esse tema como diferencial na carreira profissional;
  • Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de sustentabilidade e/ou com a preocupação com ESG;
  • Atores do setor público e indivíduos preocupados com a revisão da atual situação da economia global;
  • Executivos e gestores que busquem conhecimento e autoconfiança para influenciar positivamente colegas e parceiros nas decisões rumo ao desenvolvimento sustentável;
  • Executivos e gestores que tenham o objetivo de criar um impacto de longo prazo, tanto ambiental quanto econômico-financeiro, através de suas organizações.
Pós Graduação em SUSTENTABILIDADE E ESG

Objetivos:
o que o aluno alcança ao final do curso?

  • Entender melhor a complexidade da temática da sustentabilidade sob a perspectiva do gestor;
  • Conhecer as principais estratégias, conceitos e técnicas adotadas na gestão da sustentabilidade corporativa;
  • Dominar os principais conceitos e técnicas que são utilizados na implementação e gestão ESG.

Requisitos

Para participar do Master ESG e Gestão Estratégica da Sustentabilidade, é necessário que o participante consulte nossa secretaria.

Benefícios do Master ESG e Gestão Estratégica da Sustentabilidade

Credibilidade da Instituição

Este curso é alicerçado na experiência de sucesso do MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo, de credibilidade já consolidada no mercado. A saber, desde 1993, quando lançou o programa de MBA, a FIA já formou mais de 8 mil alunos em diversos países.

Visão Sistêmica

Existe uma proliferação de cursos curtos sobre ESG, mas que não integram a visão sistêmica da sustentabilidade e a perspectiva específica do setor econômico-financeiro. No entanto, este curso traz uma abordagem abrangente, onde todas as disciplinas específicas sobre ESG estão conectadas aos fundamentos da sustentabilidade empresarial como um todo.

Aplicação Prática

A integração entre teoria e prática no curso de Especialização em Sustentabilidade e ESG é o que garante o profundo envolvimento do aluno no processo de aprendizagem. Assim, há uma combinação equilibrada entre atividades individuais e em grupo, tendo como fio condutor a interação direta entre alunos e professores na resolução de tarefas práticas. Aqui os alunos são envolvidos em exercícios, pesquisas e estudos de casos. 

EAD/Hibrido (Sincrono)

Formato inovador, que une flexibilidade e networking de qualidade. O formato EAD (síncrono), permite o acesso às aulas de qualquer lugar do mundo, sem abrir mão da exclusividade. As aulas acontecem ao vivo, com conteúdo personalizado para os alunos do curso. Visando favorecer o network e o compartilhamento de experiências, várias aulas acontecerão, concomitantemente, no formato presencial e remoto, propiciando aos alunos, que quiserem, oportunidades vivenciais para fortalecimento de laços pessoais.

Informações de Contato

Coordenador

Prof. Isak Kruglianskas

Fundador, conselheiro e coordenador de programas e projetos na FIA, Coordenador do PROGESA FIA. Saiba mais

Depoimentos

Podemos realizar o Master ESG e Gestão Estratégica da Sustentabilidade na sua Empresa

Oferecemos a modalidade In-Company para companhias que desejam levar o conhecimento e experiência FIA para grupos de colaboradores.

Conheça os Professores do curso

Prof. Adriana Ponce Coelho Cerântola

 

 

Advogada da Santos & Cerântola Sociedade de Advogados na área de Ciências Ambientais, nos temas de Direito Ambiental, Biopirataria, Biotecnologia, Biossegurança e Perícia Ambiental. Graduada em Turismo (Universidade Anhembi Morumbi – 1994) e em Direito (Universidade Paulista – 1999). Possui especialização em Biossegurança (Universidade Federal de Santa Catarina – 2002) e Mestrado profissionalizante em Tecnologia Ambiental (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – 2006).

Prof. Dr. Alexandre Del Rey

 

Engenheiro Mecânico pela Unicamp, Doutorado e mestrado em Administração de Empresas pela FEA/USP e pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas- EAESP. Autor, professor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia. Proprietário da Engrama empresa de treinamento e aperfeiçoamento profissional. Sólida experiência profissional internacional: Estados Unidos, Alemanha e China. Membro do Board Internacional da SCIP, Presidente da SCIP Brasil (2014-2015) e Diretor desde 2009 (Associação Mundial de Profissionais de Inteligência Competitiva & Estratégia).

Prof. Dr. Alexandre Igari

 

 

Docente, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPgSUS) e no bacharelado em Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Doutorado em Ecologia pelo Instituto de Biociências (IB) da USP e mestrado europeu pela Universidad de Alicante. É bacharel em Ciências Biológicas e Administração de Empresas, ambos pela USP. Pesquisa os processos de mudança institucional sob a perspectiva teórica da Economia Ecológica.

Prof. Caroline Prolo

 

 

Advogada na área de direito ambiental e mudanças climáticas. Sócia do Stocche Forbes Advogados. Fundadora da LACLIMA (Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action), a primeira rede de advogados de mudanças climáticas da América Latina. Consultora jurídica do International Institute for Environment and Development (IIED). Colunista do Valor Investe e da Capital Reset em matéria de mudanças climáticas e mercados de carbono.

Prof. Dr. Carlos Honorato Teixeira

 

 

Economista com mestrado e doutorado em Administração de Empresas (FEA-USP) e pós graduado em Gestão Empresarial (MBA-FIA). Atua como pesquisador, professor e consultor. Foi consultor da UNESCO para o Programa Comunidade Solidária, coordenador de MBAs in company na PRATI DONADUZZI e da EMBRAER. Exerceu atividades de consultoria e treinamento em organizações como Embraer, Prati Donaduzzi, Construtora Queiroz Galvão, DSM, Stryker BASF, Sicredi, Bradesco, BSI Tecnologia, Itaú, Prefeitura de São Paulo, Comunitas, AFRESP, Alston, Bayer, ARTESP, AFRESP entre outras. Tem experiência internacional na América do Norte, Ásia, Oceania e Europa, incluindo Timor Leste e Moçambique, EUA, Reino Unido, França e China.

Prof. Fabio José Feldmann

 

 

Consultor, administrador de empresas (FGV – 1977) e advogado (Faculdade de Direito do Largo São Francisco -1979). Foi deputado federal por três mandatos consecutivos (1986 – 1998) e participou como deputado constituinte na elaboração da Constituição de 1988, sendo um dos responsáveis pelo capítulo destinado ao meio ambiente. Foi autor de parte da legislação ambiental brasileira.

Profa. Me. Fatima Pereira Pinto

 

Sócia diretora da Ecouniverso, consultoria e assessoria em Gestão de Emissões de Carbono, Sustentabilidade e Gestão Ambiental Corporativa. Mestre em Tecnologia Ambiental (IPT/USP), Engenheira Química (Centro Universitário da FEI) e MBA em Administração de Empresas, com ênfase em Conhecimento, Tecnologia e Inovação (FEA/USP). Possui 12 anos de experiência no desenvolvimento de produtos e processos em indústrias químicas, 8 anos como gestora da área de Inovação na Natura Cosméticos e 12 anos na área de Sustentabilidade e Gestão de emissões de carbono.

Prof. Dr. Flávio de Miranda Ribeiro

 

 

Engenheiro Mecânico (EP-USP, 1997), Especialista em Análise Pluridisciplinar do Estado do Mundo (UPC- Espanha, 1999), Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais (PECE-USP, 2003), Mestre em Energia – Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento (PIPGE-USP, 2003) e Doutor em Ciências Ambientais (PROCAM-USP, 2012). Desde 2002 é funcionário da CETESB- Cia, Cia. Ambiental do Estado de São Paulo, onde foi assessor técnico da Vice-Presidência e no Gabinete do Secretário Estadual.

Profa. Me. Maria Eugenia Sosa Taborda

 

 

Coordenadora para a América Latina da UNEP-FI (braço da ONU para instituições financeiras). Administradora de empresas (PUCCAMP), pós-graduada (FGV e Berkeley University) e mestre (FEA-USP) sobre Investimentos de Impacto.

Profa. Me. Luzia Hirata

 

 

Engenheira Química (Unicamp) e mestre em Finanças e Macroeconomia (Insper) com 20 anos na área de sustentabilidade. Atualmente é ESG Manager do Santander Asset Management, responsável pelas práticas ESG da gestora. É membro do Grupo Consultivo de Sustentabilidade da ANBIMA e do Conselho Deliberativo da AMEC.

Profa. Me. Malena Martelli

 

 

Mestrado em Gestão de Negócios nos temas de Cultura Organizacional e Desempenho Sustentável (Stricto Sensu) pela FIA. Graduada em Psicologia, possui MBA Executivo Internacional (Latu Sensu) na FEA/USP e Pós Graduação em Recursos Humanos na Faculdade Armando Álvares Penteado. Com mais de 20 anos de experiência como Executiva de Recursos Humanos em empresas como Schneider, Capgemini, Siemens, Unisys e IBM construiu uma carreira com sólidos resultados. Atualmente é Sócia Fundadora da Genuine Group – empresa de consultoria na área de gestão de pessoas.

Prof. Dr. Marcelo Hiroshi Nakagawa

Doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP), mestre em administração e planejamento (PUC-USP) e graduado em Administração de Empresas (FEA-USP), possui experiência de quase 30 anos como executivo e acadêmico nos temas empreendedorismo, inovação, corporate venture e desenvolvimento de empresas e startups. Consultor de inovação e corporate venture para instituições como Bradesco, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços(MDIC), Cyrela Commercial Properties (CCP) e Kimberly-Clark. Coordenador adjunto na FAPESP (PIPE). É membro do conselho da Anjos do Brasil, CIETEC e colunista do Estadão PME. Também é pesquisador associado do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP). Liderou o desenvolvimento de importantes programas de educação empreendedora como o Bota Pra Fazer (Endeavor), StartupOne (FIAP), Inovativa Brasil (MDIC), PIPE Empreendedor (FAPESP), Empreenda e Conexões (ambos do SENAC-SP). Antes disso ocupou diversas funções em instituições privadas e públicas, nacionais e internacionais. Foi diretor de empreendedorismo da FIAP e atuou como chefe da área de pesquisa para Américas da Naspers/MIH, diretor da Agência IPT de Inovação, Gerente de Pesquisa da empresa de venture capital Eccelera, Pesquisador na empresa de consultoria estratégica A.T.Kearney, além de ocupar diversas posições no The Sumitomo Bank.

Prof. Dr. Aron Belinky

 

Graduado em Administração Pública (EAESP/FGV), e Geografia (FFLCH/USP), Doutor em Administração de Empresas (EAESP/FGV). Especialista em sustentabilidade, responsabilidade social, consumo consciente e negócios e investimentos de impacto, é sócio diretor da empresa de consultoria ABC Associados. Foi responsável por processos nacionais e internacionais voltados à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável de 2012, a Rio+20. Atuou na criação da norma internacional de Responsabilidade Social, ISO 26000 e dirigiu as pesquisas sobre consumo consciente e responsabilidade social do Instituto Akatu (2003 a 2012).

Prof. Dr. Marco Antonio da Costa Sabino

 

Graduado em Direito e Especialista em Processo Civil (PUC-SP), Especialista em Direito Civil (Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo), Especialista em Docência no Ensino Superior (Universidade Anhembi-Morumbi). Doutor em Direito (USP) e Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos (Universidade de Coimbra). Professor dos MBAs da FIA, também é professor de grandes instituições como Business School São Paulo, IBMEC, Fundação Dom Cabral e SENAC. Professor visitante no Mestrado-Doutorado da Faculdade de Direito da USP. Visiting Scholar do Centre for Social-Legal Studies da Universidade de Oxford. Affiliated Researcher do Global Freedom of Expression da Universidade de Columbia. Árbitro da Arbitranet Câmara de Arbitragem. Ex-Conselheiro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

Prof. Orlando Nastri

 

Possui 10 anos de experiência em multinacionais e organizações sociais, liderando projetos em múltiplos temas ESG no Brasil e exterior. Atuou no Grameen Bank, em Bangladesh, instituição prêmio Nobel da Paz e criadora do microcrédito. Hoje é Gerente Socioambienal na Citrosuco, empresa investida Votorantim que é líder global no mercado B2B de alimentos e bebidas, bem como Professor na FIA. Já conduziu mais de R$1 bi em instrumentos de Sustainable-Linked Loan. É board member no Sustainable Juice Covenant, pacto de companhias baseado na Holanda que visa práticas sustentáveis na cadeia de valor de sucos. Preside o Comitê de Carbono no iV Ventures, fundo de impacto do Instituto Votorantim de R$20 milhões para investimento em startups early stage. É administrador pela USP, mestre em sustentabilidade pela FGV e possui extensão em inovação por Stanford. Possui mais de 10 artigos, livros e capítulos publicados.

Prof. Nabil Kadri

 

 

20 anos de experiência na concepção e implementação de políticas públicas de sustentabilidade. Atuou em diversos cargos em ministérios, secretarias estaduais e no BNDES. Atualmente é chefe do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, responsável pela gestão do Fundo Amazônia, Fundo Nacional de Mudanças Climáticas, BlendedFinance e Matchfunding,  para a agenda florestal, bioeconomia e meio ambiente. Membro titular do Observatório do Meio Ambiente do Conselho Nacional de Justiça. É Mestre em Administração Pública pela FGV.

Prof. Me. Roberto Dumas Damas

Mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro doméstico e internacional. Trabalhou em diversas instituições tais como UBS, Citigroup, Lloyds Bank e Itaú BBA. De 2007 a 2011 representou o banco Itaú BBA em Shanghai e em 2016 e 2017 atuou no banco dos BRICS em Shanghai (New Development Bank) nas áreas de operações estruturadas e risco de crédito. Mestre em Economia pela Universidade de Birmingham na Inglaterra, Mestre em Economia Chinesa pela Universidade de Fudan (China), graduado e pós-graduado em administração e economia de empresas pela FGV e Chartered Financial Analyst conferido pelo CFA Institute (USA). Autor de diversos livros e ministra palestras há mais de 20 anos com sucesso em diversas empresas e instituições financeiras.

Profa. Sonia Loureiro Brunacci

 

 

Sonia desenvolveu carreira de 12 anos em empresas como Citibank, Cargill e ADM. Administradora de empresas pela FAAP, mestrado em gestão para sustentabilidade na Unicamp (sem defesa), especialização em administração de organizações do terceiro setor pelo GVpec/Fundação Getúlio Vargas e formação Adigo de Consultores e Líderes Facilitadores.

Prof. Tomás Carmona

 

Formado em Administração de Empresas, com MBAs em Gestão de Negócios e Sustentabilidade. É membro de Conselhos e Comissões de diversas iniciativas do setor e da sociedade voltados para a temática socioambiental, com destaque para a participação como conselheiro do Principles for Sustainable Insurance (PSI) representando a América Latina. Atualmente, desde 2015, trabalha com a agenda de integração no negócio e na cultura organizacional, das questões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG), liderando a Superintendência de Sustentabilidade do Grupo SulAmérica, e como Diretor Estatutário do Instituto SulAmérica. Já atuou como conselheiro para duas agências da ONU, a FAO e a UNESCO.

Profa. Dra. Virginia Nicolau Gonçalves

 

 

Virginia é uma profissional experiente em sustentabilidade no setor financeiro. Trabalha há mais de 10 anos nessa indústria e já atuou em áreas de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Relações com Investidores (RI). É responsável pelo Reporte ESG na equipe de RI do Itaú Unibanco. É graduada em Psicologia pela UFMG, tem Mestrado e Doutorado pela ESPM, onde se aprofundou em finanças comportamentais e bem-estar financeiro.

Prof. Cássio Garkalns

 

Mestre em Ciências da Comunicação (USP), Especialista em Gestão de Territórios (George Washington University). 26 anos de atuação como consultor e executivo de programas e projetos de desenvolvimento territorial sustentável para empresas privadas e governos em todo o Brasil, na América do Sul, na Europa e na África. CEO da GKS Negócios Sustentáveis.

Quer saber mais?

Já passaram por nossos cursos
colaboradores de Empresas como

Por que ser um
Aluno PROGESA FIA

null

Professores
Conceituados

null

Eleita 3x a melhor escola de Negócios do país pela Revista Você S.A.

null

Atendimento Personalizado
por ALUNO

null

Fácil Acesso
à Coordenação

Quer receber mais informações
sobre o Master ESG e Gestão Estratégica da Sustentabilidade?

Saiba quais os requisitos, investimento e formas de pagamento, dia e horário das aulas, além do programa completo do curso.

FIA: UMA DAS INSTITUIÇÕES MAIS BEM AVALIADAS EM
RANKINGS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO.