O modelo Lean de Criação de Empresas
Sem dúvida, as Startups são a grande sensação do mercado empresarial desde o início dos anos 2000, após a grande ressaca do mercado de tecnologia que ficou conhecida como o estouro da bolha da internet. Assim, nos últimos 20 anos o mercado de tecnologia tem sido acelerado pelo nascimento dessas novas empresas, que focam na escalabilidade e desafiam o modelo tradicional pela forma ousada e inovadora de se criar mercados. Então, conheça mais sobre o modelo Lean Startup, que permite ao mercado ser ocupado por essas empresas que quebram padrões.
Por que surgiu o modelo Lean
A saber, o modelo tradicional de criação de empresas é baseado em planos de negócios escritos por empresários isolados em suas vontades e financiados por grandes investidores. Portanto, não era mais a aposta no início deste século. Afinal, os investidores não estavam mais dispostos a investir em ideias e em empresas que só existiam no papel.
Dessa forma, passaram a investir apenas em negócios que se mostravam escaláveis e com clientes já utilizando seus produtos ou serviços. Então, o empreendedor aprendeu que deveria criar o negócio com seu próprio recurso. Isto é, sem a dependência de investidores. Assim, isso passou a ser chamado de modelo bootstrapping.
Então, por volta do ano 2002, nascia na universidade de Berkeley, na Califórnia, o novo modelo de criação de empresas de tecnologia. Como era baseado no modelo lean de produção, o modelo ficou conhecido como Lean Startup.
Não temos mais o financiamento milionário de investidores? Tudo bem, vamos fazer rápido, testar, monetizar, melhorar com os recursos que temos em mãos.
Assim, em ciclos curtos e ágeis, a empresa vai sendo moldada e desenvolvida. Não mais baseada na ideia ou vontade exclusiva de seus fundadores, mas sim moldada pelos próprios clientes. Sobretudo, o modelo Lean Startup permite que o mercado seja ocupado por empresas que quebram padrões e têm agora como único foco a resolução da dor do cliente.
O modelo Lean: foco na dor do cliente
Agora, o empreendedor tem na metodologia Lean Startup a possibilidade de focar na resolução de problemas como fórmula de sucesso. Aqui, acabou o romantismo dos anos 80 e 90 de achar que uma boa ideia, apenas com um caminhão de dinheiro de um investidor, seria suficiente para o nascimento de uma grande empresa.
Pelo contrário, o modelo Lean propõe: resolva uma dor do cliente, atenda-o de forma humana, facilite a vida dele e terá uma grande empresa. Assim nasceram bancos digitais sem taxas de transação, conhecidas como Fintechs, e revolucionaram o mercado de contas bancárias. Simplesmente porque retiraram do cliente a dor de pagar taxas bancárias e mensalidades!
Assim também nasceram empresas de transporte que permitem que clientes se desloquem levados por motoristas autônomos a custos competitivos. Além disso, com todo o conhecimento prévio de trajeto e valor, sem a surpresa do taxímetro e a necessidade de andar com dinheiro vivo para pagar a viagem.
Então, precisamos compreender que as Startups são empresas de base tecnológica que tem como razão de existência a melhora da vida dos clientes. Assim, se a vida melhora com aquele serviço, o cliente se sente participante do negócio e mostra fidelidade, outra grande marca do cliente de uma Startup.
O exemplo do Nubank
Inclusive, foi desta maneira que o Nubank, que nasceu como uma Startup em 2013, atingiu o valor de US$ 40 bilhões em menos de 10 anos. Com isso, ultrapassou bancos centenários como o Banco do Brasil. Aliás, isso aconteceu sem que o Nubank criasse um novo formato de conta bancária ou modelo de transação entre usuários. Mesmo porque os padrões bancários são ditados pelo Banco Central no Brasil.
Mas, simplesmente, o Nubank focou nas dores dos usuários de cartão de crédito e na resolução destas dores, com cartão sem anuidade e atendimento humanizado. Simples? Sim! Óbvio no mercado corporativo? Não, infelizmente.
Por que empresas tradicionais perdem espaço para as Startups
De fato, as empresas tradicionais estão demorando a perceber que a razão da sua existência deve ser apenas o cliente. Dessa forma, o seu produto deve se moldar ao cliente, não o cliente à empresa. Este é o espaço que vem sendo ocupado pelas Startups.
Sem dúvida, o que aprendemos nestes 20 anos com as Startups é que negócios escaláveis e inovadores nascem simples e atendendo de imediato uma grande dor. Com isso, o modelo Lean permite encontrar o caminho de satisfação rápida do cliente. Assim, uma vez sanada a principal dor, o produto amadurece com a sua participação.
Com certeza, a resposta do sucesso destas empresas não está na ideia genial. Mas, vem simplesmente com o foco em melhorar a vida dos seus usuários.
Quer criar um negócio inovador e escalável e tirá-lo do papel?
Não busque investidor. Ao invés disso, conheça as dores do seu mercado, use o modelo Lean Startup. Assim, teste rápido, ajuste e entregue a solução de uma dor dele apenas. Com certeza você ganhará os melhores e mais fiéis sócios que te ajudarão a criar um negócio inovador: seus próprios clientes.