O Webinar FIA ‘Diálogos de Inovação e Sustentabilidade’, realizado no dia 09 de agosto, trouxe reflexões importantes a respeito do chamado Sistema B, um novo paradigma para uma nova economia no mundo dos negócios.
A saber, o evento contou com a participação dos palestrantes Marcel Fukayama, Carla Leal e Roberta Negrini, conduzindo a palestra: “Sistema B: Um novo paradigma de negócios para uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa”.
Sobretudo, o principal objetivo deste encontro foi debater novas formas de se fazer negócios. Ou seja, que não visem somente gerar retorno para os acionistas, mas sim criar valor para todos os stakeholders envolvidos.
Um panorama sobre o Sistema B
Marcel Fukayama trouxe um panorama do Sistema B, instituição que procura redefinir o conceito de sucesso nos negócios. Afinal de contas, o Sistema B avalia a capacidade que esses negócios têm de internalizar as externalidades. Isso significa não só mitigar os impactos negativos, mas também aumentar a capacidade de gerar impactos positivos.
O Sistema B na prática: cases Way Carbon e Eu Visto o Bem
A aplicação prática foi mostrada com a participação de duas empresas nascidas B, a Way Carbon, representada por Carla, e o movimento Eu Visto o Bem, liderado por Roberta. Sem dúvida, elas desmistificam a ideia de que negócios que visam o benefício social e ambiental não geram lucro e valor para a sociedade.
Way Carbon e a economia de baixo carbono
A WayCarbon, empresa de consultoria de gestão e monitoramento de emissões, trabalha buscando uma economia de baixo carbono. Assim, a empresa visa promover a seus clientes soluções para uma gestão ambiental eficiente. Para isso, alinha o pilar ambiental com tecnologias e inovação de ponta.
Eu Visto o Bem: ressignificando a indústria da moda
Já o movimento Eu Visto o Bem trabalha gerando emprego e renda para a população encarcerada. Bem como egressas do sistema prisional. Assim, visa a confecção de produtos têxteis a partir de tecidos sustentáveis, frutos da economia circular.
Dessa forma, o objetivo da Eu Visto o Bem é ressignificar a indústria da moda, uma das que que mais gera impactos socioambientais negativos ao planeta. Seja a partir da utilização de grande contingente de mão de obra análoga à escravidão, seja pelo desperdício de matéria prima e poluição consequente.
Assista o vídeo completo para saber mais!
Veja o vídeo do Webinar na íntegra e aprenda com profissionais que têm se destacado no mercado, utilizando o Sistema B na prática em suas empresas!