No dia 14 de março o Progesa-FIA realizou o Webinar “O papel das Organizações da Sociedade Civil na agenda ESG”. Conduziram as discussões os convidados Reinaldo Bulgarelli e Fabio Barbosa, com mediação de Monica Kruglianskas. Durante uma hora, os convidados explanaram sobre a importância da perspectiva do terceiro setor para o alcance e concretização da agenda ESG.
Uma geração mais consciente
Fabio Barbosa, ao mencionar o crescimento e consolidação do tema ESG nos últimos anos, destacou o papel que a nova geração possui. Afinal, manifestam maior consciência ambiental, social, ética e cidadã do que a geração anterior. Assim, ele afirma que “se a minha geração não deixou um Brasil melhor para nossos filhos, deixou filhos melhores para o Brasil”.
O papel das Organizações da Sociedade Civil: Mudando as regras do jogo
Além disso, os convidados destacaram a participação do terceiro setor para alavancar essa agenda e alegaram que o setor privado sozinho não conseguiria atingir os resultados que tiveram. “É muito difícil uma empresa mudar as regras do jogo, porque a empresa está jogando o jogo. Você precisa do governo, mas você também precisa da sociedade civil organizada para poder ajudar essas regras a movimentar-se,” argumentou Monica Kruglianskas.
É necessário atuar em conjunto com a sociedade civil
Para que seja possível atingir essa agenda mais ampla, é necessário atuar em conjunto com a sociedade civil. Assim, os convidados retrataram sobre a dinâmica de interação e comentaram sobre a visão conflitiva (muitas vezes antagônica) e sua importância para a Sustentabilidade. Sem dúvida, somente somando o primeiro, segundo e terceiro setor, será possível atender aos desafios do Desenvolvimento Sustentável, defendeu Reinaldo Bulgarelli. Com certeza, o Desenvolvimento Sustentável não será alcançado por um país sozinho ou por uma esfera isolada. Afinal, ele requer parcerias que nunca foram feitas.
Assista o vídeo completo para saber mais!
Veja o vídeo do Webinar na íntegra e aprenda com profissionais renomados sobre o papel das Organizações da Sociedade Civil na agenda ESG atualmente.