Webinar Finanças Sustentáveis E Seus Impactos Na Indústria Brasileira
Neste painel, as professoras Maria Eugênia, Mônica e Luzia trouxeram suas expertises na área de sustentabilidade e ESG, com foco na criação de valor para a indústria através da implementação de estratégias que priorizam financiamentos e investimentos para a transição justa, rumo à economia de baixo carbono. Então, elas discutiram:
Por que é importante para a indústria conhecer os principais aspectos relacionados às finanças sustentáveis? Mais que isso, por que as empresas, independente do seu porte, devem internalizar questões relacionadas a sustentabilidade e ESG às suas estratégias?
Foram elencados fatores críticos como: diversidade, mudanças na pirâmide etária brasileira e nos hábitos dos consumidores.
Além disso, ressaltaram a importância de as empresas monitorarem temas materiais, ou seja, aqueles que impactam diretamente os seus negócios (variam de acordo com o setor produtivo), visto que, essas são questões que o sistema financeiro tem observado no momento de realizar investimento ou conceder crédito. Questões relacionadas à desmatamento, emissões de gases de efeito estufa, mão de obra livre de trabalho análogo à escravidão, dentre outras.
Finalizaram a discussão com um olhar para as pequenas e médias empresas, tentando responder: Como essas empresas podem incorporar essas questões?
Para as painelistas, isso se daria por meio da inovação. “As pequenas e médias empresas em geral não possuem processos tão burocráticos, isso confere a elas uma vantagem competitiva única, um ambiente altamente propício para inovação”. Destacando-se que os fatores de sustentabilidade e ESG são drives para a inovação, seja para atender às demandas regulatórias ou às pressões de mercado. Mas, para além disso, são cruciais para as empresas que querem se manter vivas no mercado.
Veja o conteúdo do painel na íntegra, no vídeo abaixo: